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ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

GROPPO, Luís Antonio; TREVISAN, Júnior; BORGES, Lívia Furtado  y  BENETTI, Andréa Marques. Ocupações no sul de Minas: autogestão, formação política e diálogo intergeracional. ETD [online]. 2017, vol.19, n.1, pp.141-164. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v19i1.8647616.

Em reação à Medida Provisória que reforma o ensino médio e à Proposta de Emenda Constitucional que congela os gastos sociais do Estado, passaram a ocorrer, a partir de setembro de 2016, em diversos estados do Brasil, ocupações por estudantes de escolas de Ensino Médio e universidades. Ocupações em escolas e em uma universidade do Sul de Minas Gerais foram investigadas por meio de pesquisa de campo pelos autores, com dados interpretados a partir de referencial teórico acerca dos conceitos de autogestão, formação política e diálogo intergeracional, buscando compreender aspectos educativos relevantes desses movimentos juvenis. Os resultados indicam a importância da imersão dos sujeitos investigadores na realidade impactante de um movimento social, o que, com a ajuda do uso rigoroso de um referencial teórico estudado pelo Grupo que realizou esta investigação, traz resultados acerca do vigor formativo das ocupações, os quais podem contribuir com a autorreflexão desse movimento. Entre os resultados, está a capacidade de auto-organização do espaço e das atividades educativas pelos próprios jovens estudantes, bem como a construção de uma formação política baseada na horizontalidade das relações e em profícuo diálogo intergeracional.

Palabras clave : Movimento Estudantil; Autogestão; Formação Política; Diálogo Intergeracional.

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