SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Ocupaciones en Minas Gerais súr, Brasil: autogestión, formación política y diálogo inter-geracionalGestión de la dinámica institucional: aprendizaje formativo en horas de entradas y salidas en educación infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

FLACH, Simone Fátima  y  SCHLESENER, Anita Helena. Análise de conjuntura sobre a ocupação de escolas no Paraná a partir do pensamento de Antônio Gramsci. ETD [online]. 2017, vol.19, n.1, pp.165-186. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/DOI10.20396/etd.v19i1.8647613.

O presente texto tem como objetivo trazer à discussão o movimento dos estudantes secundaristas de escolas públicas do Paraná, deflagrado no ano de 2016, a partir da Medida Provisória nº 746/2016, a qual teve como alvo, dentre outras questões, reformar a oferta do Ensino Médio; e da Proposta que culminou com a Emenda Constitucional nº 95/2016, que institui um “novo ajuste fiscal”, congelando os gastos públicos por um prazo de 20 anos. Para tanto, busca-se auxílio no pensamento de Antonio Gramsci para a compreensão das ações políticas e sociais em curso e para problematizar as contradições evidenciadas tanto na ocupação de escolas quanto na desocupação voluntária ou imposta pelo Poder Judiciário em razão de Ações de Reintegração de Posse.

Palabras clave : Movimento Estudantil; Ocupação de Escolas; Análise de Conjuntura; Hegemonia; Antonio Gramsci.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )