SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Conjuncture analysis on the occupation of schools in Paraná from Antonio Gramsci’s thinkingNew literacies and teaching in distance education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

COCO, Valdete  and  ALVES, Kallyne Kafuri. Gestão da dinâmica institucional: aprendizagens formativas nos horários de entradas e saídas na educação infantil. ETD [online]. 2017, vol.19, n.1, pp.187-210. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8635586.

No contexto de afirmação da Educação Infantil (EI), como primeira etapa da educação básica, integrada aos sistemas de ensino, este artigo aborda a gestão da dinâmica das instituições de EI, articulada com as reflexões que se referem à relação com os familiares das crianças matriculadas. Nesse contexto, toma-se como foco a observação dos horários de entradas e saídas cotidianas das crianças da EI na escola, momentos em que se inicia e se encerra o curso das atividades diárias na instituição. Parte de uma pesquisa qualitativa, realizada em um Centro Municipal de Educação Infantil brasileiro. Inspira-se em princípios teórico-metodológicos bakhtinianos, para destacar a potência dos encontros como elemento que constitui a vida dos pares do trabalho (profissionais e crianças) na parceria com os familiares dos estudantes. Este artigo sintetiza a observação de que, na EI, os encontros cotidianos que se dão entre profissionais, crianças e familiares, ainda que com restrições de tempo, não podem ser invisibilizados na gestão da dinâmica institucional, pois compõem as aprendizagens formativas no âmbito da configuração institucional e do trabalho educativo. Esses encontros estão implicados com a busca por propostas pedagógicas que atentam aos interesses das crianças no bojo do conjunto das lutas por políticas para a EI.

Keywords : Educação Infantil; Gestão Institucional; Formação de Profissionais; Entradas e Saídas da Instituição.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )