SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Análise de conjuntura sobre a ocupação de escolas no Paraná a partir do pensamento de Antônio GramsciNovos letramentos e docência na educação a distância índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

COCO, Valdete  e  ALVES, Kallyne Kafuri. Gestão da dinâmica institucional: aprendizagens formativas nos horários de entradas e saídas na educação infantil. ETD [online]. 2017, vol.19, n.1, pp.187-210. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8635586.

No contexto de afirmação da Educação Infantil (EI), como primeira etapa da educação básica, integrada aos sistemas de ensino, este artigo aborda a gestão da dinâmica das instituições de EI, articulada com as reflexões que se referem à relação com os familiares das crianças matriculadas. Nesse contexto, toma-se como foco a observação dos horários de entradas e saídas cotidianas das crianças da EI na escola, momentos em que se inicia e se encerra o curso das atividades diárias na instituição. Parte de uma pesquisa qualitativa, realizada em um Centro Municipal de Educação Infantil brasileiro. Inspira-se em princípios teórico-metodológicos bakhtinianos, para destacar a potência dos encontros como elemento que constitui a vida dos pares do trabalho (profissionais e crianças) na parceria com os familiares dos estudantes. Este artigo sintetiza a observação de que, na EI, os encontros cotidianos que se dão entre profissionais, crianças e familiares, ainda que com restrições de tempo, não podem ser invisibilizados na gestão da dinâmica institucional, pois compõem as aprendizagens formativas no âmbito da configuração institucional e do trabalho educativo. Esses encontros estão implicados com a busca por propostas pedagógicas que atentam aos interesses das crianças no bojo do conjunto das lutas por políticas para a EI.

Palavras-chave : Educação Infantil; Gestão Institucional; Formação de Profissionais; Entradas e Saídas da Instituição.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )