SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Management of institutional dynamics: learning formation in hours of entries and exits in early childhood educationThe theoretical scope of the categories “exclusion and liberation” for the environmental issue: a reading anchored in Dussel and Freire author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

GARCIA, Marta Fernandes; BUZATO, Marcelo El Khouri; RIEDO, Cássio Ricardo Fares  and  SILVA, Dirceu da. Novos letramentos e docência na educação a distância. ETD [online]. 2017, vol.19, n.1, pp.211-233. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v19i1.8640578.

O presente texto problematiza os diferentes modelos de letramento vigentes nos estudos da linguagem para se pensar as práticas sociais na educação superior a distância no Brasil. O estudo aponta o modelo teórico dos transletramentos como uma referência útil à reflexão sobre e ação de apropriação tecnológica crítica do aparato tecnológico da EAD online, por estar tal modelo inserido em um novo paradigma sociocultural e contribuir para a superação de práticas e concepções com viés instrumentalista, determinista e utilitarista na educação a distância. Ao qualificar as práticas e modos de produção de sentido como atravessamentos de papéis, mídias e linguagens por sujeitos que buscam superar a dimensão meramente funcional dos letramentos contemporâneos, o modelo dos transletramentos favorece o desenvolvimento dos atores educacionais envolvidos na docência em EaD em uma outra lógica, mais progressista e crítica, voltada para qualificar o processo formativo a distância e romper com programas de formação com viés puramente mercadológico.

Keywords : Novos Letramentos; Apropriação Tecnológica; Formação de Professores; Educação a Distância.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )