SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Gestão da dinâmica institucional: aprendizagens formativas nos horários de entradas e saídas na educação infantilO alcance teórico das categorias “exclusão e libertação” para a questão ambiental: uma leitura ancorada em Dussel e Freire índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

GARCIA, Marta Fernandes; BUZATO, Marcelo El Khouri; RIEDO, Cássio Ricardo Fares  e  SILVA, Dirceu da. Novos letramentos e docência na educação a distância. ETD [online]. 2017, vol.19, n.1, pp.211-233. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v19i1.8640578.

O presente texto problematiza os diferentes modelos de letramento vigentes nos estudos da linguagem para se pensar as práticas sociais na educação superior a distância no Brasil. O estudo aponta o modelo teórico dos transletramentos como uma referência útil à reflexão sobre e ação de apropriação tecnológica crítica do aparato tecnológico da EAD online, por estar tal modelo inserido em um novo paradigma sociocultural e contribuir para a superação de práticas e concepções com viés instrumentalista, determinista e utilitarista na educação a distância. Ao qualificar as práticas e modos de produção de sentido como atravessamentos de papéis, mídias e linguagens por sujeitos que buscam superar a dimensão meramente funcional dos letramentos contemporâneos, o modelo dos transletramentos favorece o desenvolvimento dos atores educacionais envolvidos na docência em EaD em uma outra lógica, mais progressista e crítica, voltada para qualificar o processo formativo a distância e romper com programas de formação com viés puramente mercadológico.

Palavras-chave : Novos Letramentos; Apropriação Tecnológica; Formação de Professores; Educação a Distância.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )