SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Novos letramentos e docência na educação a distânciaTrabalho, política, formação e emancipação humana em Marx e Lukács. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

COSTA, César Augusto Soares da  e  LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. O alcance teórico das categorias “exclusão e libertação” para a questão ambiental: uma leitura ancorada em Dussel e Freire. ETD [online]. 2017, vol.19, n.1, pp.234-257. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v19i1.8641259.

Este estudo recupera os conceitos de exclusão e libertação que são fundamentais para o entendimento das obras de Enrique Dussel e Paulo Freire, em suas interfaces e complementaridades, visando a contribuir com formulações teóricas oriundas do pensamento latino americano para a questão ambiental. O interesse na reflexão destes dois pensadores à luz do debate sobre a exclusão e libertação se justificava por serem indiscutíveis referências do campo crítico com larga influência não somente na educação, mas também nos movimentos sociais, na Teologia e Filosofia da Libertação e no pensamento filosófico e sociológico da América Latina. Assim, o presente trabalho está sistematizado em três tópicos, que se seguem à introdução, onde reiteramos a importância do pensador argentino Enrique Dussel e do educador brasileiro Paulo Freire enquanto intelectuais que tematizaram pedagógica e filosoficamente de forma crítica a América Latina (AL). Inicialmente, versaremos sobre a relevância do debate sobre a exclusão no debate ambiental e suas implicações filosóficas, pedagógicas, sociais e políticas na relação sociedade-natureza no projeto societário capitalista. Em seguida, abordaremos o conceito político do termo libertação para estes autores em suas aproximações diante a questão ambiental na realidade latino-americana. Nas conclusões, indicaremos de forma geral alguns elementos político-pedagógicos do pensamento de Dussel e Freire para a discussão ambiental crítica à luz da exclusão e da libertação, de forma a questionarmos a subjugação da natureza e a condição daqueles que historicamente estão postos como subalternos pelo projeto capitalista à luz do projeto de transformação social proposta pelos pensadores.

Palavras-chave : Enrique Dussel; Exclusão; Libertação; Paulo Freire; Questão Ambiental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )