SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1O alcance teórico das categorias “exclusão e libertação” para a questão ambiental: uma leitura ancorada em Dussel e FreirePolíticas para a implementação da lei 10639/03 em um município brasileiro: o discurso oficial e o discurso pedagógico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

SOUZA JUNIOR, Hormindo Pereira  e  TRIGINELLI, Daniel Handan. Trabalho, política, formação e emancipação humana em Marx e Lukács. ETD [online]. 2017, vol.19, n.1, pp.258-282. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/DOI10.20396/etd.v18i4.8641638.

Neste artigo discutiremos as categorias trabalho, política, formação e emancipação humana em Marx e Lukács. A partir da categoria trabalho, buscaremos compreender a política, a formação e a emancipação humana como fundamentos necessários à formação do ser social. A partir do salto ontológico produzido pela categoria trabalho, verifica-se historicamente a concretização das condições e possibilidades ao desenvolvimento dos demais complexos fundamentais à formação do ser social. Através do afastamento das barreiras naturais, Lukács, na esteira de Marx, demonstra como a dupla transformação, mediada pelo trabalho no metabolismo do homem com a natureza, se dá na formação material/social/histórica do ser humano, tornando-se a base de toda sua práxis social, portanto, de sua emancipação. Problematizaremos também acerca do “caráter antisocial” da propriedade privada e do Estado, portanto, da política para descortinar a origem dos problemas sociais e de sua essência. A política é, segundo Marx, uma atividade meio, datada historicamente e instrumental. É algo que há de ser superado. Esta concepção da política, e do Estado, recusa o entendimento de que ela constitui uma dimensão do humano e do social de forma permanente e estrutural.

Palavras-chave : Trabalho; Formação; Estado; Política; Emancipação Humana.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )