SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Infâncias, olhares e montagens: experiências e pesquisas com crianças e educaçãoO cinema como formação: a escola como mediadora da relação entre jovens e filmes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

AMORIM MARCELLO, Fabiana  e  SEIBERT, Lisli. Escolhas metodológicas nas pesquisas em cinema e educação: é possível falar em “cinema de formação”?. ETD [online]. 2017, vol.19, n.2, pp.360-383. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v19i2.8647530.

Neste texto, nosso objetivo é pensar alguns pontos de contato entre literatura e cinema - ou, mais precisamente, como um modo de ser da literatura pode dar pistas sobre um modo de ser do cinema. Neste sentido, apontamos para as possibilidades que o (sub)gênero literário “romance de formação” insinua em termos de possibilidades metodológicas de pesquisa para o campo do cinema e da educação. Assim, interessa-nos mostrar como, ao eleger como central um sujeito que se (trans)forma por meio de uma narrativa imagética singular, na qual forma e conteúdo fazem-se indissociáveis, alguns materiais nos sugerem elementos para a composição de uma categoria que denominamos “filmes de formação” - e que, com isso, abre caminhos de análise voltados para um conceito que a nós, do campo da educação, é bastante caro, qual seja, aquele mesmo de formação.

Palavras-chave : Cinema; Romance de Formação; Metodologia de Pesquisa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )