SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Methodological choices in researches on cinema and education: is there such a thing as “bildungscinema”?They come back on Saturday: Laseb's enmeshes of Education and Cinema author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

FERNANDES, Adriana Hoffmann  and  GARCIA, Pedro Benjamin. O cinema como formação: a escola como mediadora da relação entre jovens e filmes. ETD [online]. 2017, vol.19, n.2, pp.384-399. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v19i2.8647625.

O artigo aborda os “achados” de uma pesquisa com cinema na escola, com jovens do ensino médio integrado, de uma escola de formação técnica. O campo de pesquisa foi constituído pelas rodas de leitura, com exibições, debates e leituras associadas aos filmes exibidos para as turmas, num processo de cooperação científica entre duas universidades e a escola de ensino médio e a colaboração estreita dos professores da escola. A pesquisa apontou que as rodas de leitura trouxeram aspectos amplos de formação com o cinema, experimentados pelos jovens na escola. Essas práticas apontam os processos formativos vividos ao longo do curso, fazendo-nos refletir sobre o papel mediador da escola na relação entre cinema e juventude. A escola aparece como sensibilizadora, desautomatizadora do olhar, algo que nos surpreendeu e confirmou o que discutem pesquisadores da área, como Dussel (2014), quando afirma que o cinema na escola nem sempre faz desse espaço pedagógico algo empobrecedor. Em diálogo com estudiosos de cinema e educação, destacamos como o processo vivido na escola pesquisada aponta para uma relação com o cinema como formação.

Keywords : Cinema; Jovens; Formação; Escola.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )