SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Escolhas metodológicas nas pesquisas em cinema e educação: é possível falar em “cinema de formação”?El@s voltam no sábado: enredos do laseb de educação e cinema índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

FERNANDES, Adriana Hoffmann  e  GARCIA, Pedro Benjamin. O cinema como formação: a escola como mediadora da relação entre jovens e filmes. ETD [online]. 2017, vol.19, n.2, pp.384-399. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v19i2.8647625.

O artigo aborda os “achados” de uma pesquisa com cinema na escola, com jovens do ensino médio integrado, de uma escola de formação técnica. O campo de pesquisa foi constituído pelas rodas de leitura, com exibições, debates e leituras associadas aos filmes exibidos para as turmas, num processo de cooperação científica entre duas universidades e a escola de ensino médio e a colaboração estreita dos professores da escola. A pesquisa apontou que as rodas de leitura trouxeram aspectos amplos de formação com o cinema, experimentados pelos jovens na escola. Essas práticas apontam os processos formativos vividos ao longo do curso, fazendo-nos refletir sobre o papel mediador da escola na relação entre cinema e juventude. A escola aparece como sensibilizadora, desautomatizadora do olhar, algo que nos surpreendeu e confirmou o que discutem pesquisadores da área, como Dussel (2014), quando afirma que o cinema na escola nem sempre faz desse espaço pedagógico algo empobrecedor. Em diálogo com estudiosos de cinema e educação, destacamos como o processo vivido na escola pesquisada aponta para uma relação com o cinema como formação.

Palavras-chave : Cinema; Jovens; Formação; Escola.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )