SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2O cinema como formação: a escola como mediadora da relação entre jovens e filmesA estética negra de Zózimo Bulbul em cena:i novas possibilidades para pensar cinema, currículo e formação de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

TEIXEIRA, Inês Assunção. El@s voltam no sábado: enredos do laseb de educação e cinema. ETD [online]. 2017, vol.19, n.2, pp.400-417. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v19i2.8647873.

O artigo analisa questões e aspectos relativos ao primeiro Curso de Especialização em Educação e Cinema destinado a professores/as de escolas públicas de Educação Básica, realizado mediante convênio entre a Faculdade de Educação da UFMG e a Secretaria Municipal de Ensino de Belo Horizonte (RME/BH) e subsídios do MEC, sendo esta uma das áreas temáticas que constituiu o Curso de Especialização em Formação de Educadores/as para a Educação Básica (Laseb) em sua sexta edição. Trata-se de um projeto de formação continuada de educadores/as pioneiro no país, focalizando a temática da Educação e Cinema, realizado aos sábados, no período de março de 2013 a junho de 2015, do qual participaram 40 educadores/as da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e II, bem como diretores e bibliotecários de escolas da RME/BH. Quanto aos encaminhamentos metodológicos da pesquisa que deu origem ao artigo, constituiu-se de levantamento e análise de documentos, tendo como fonte o acervo do Laseb e da coordenação do Curso de Educação e Cinema. Entre outros pontos, destaca-se na proposta curricular desta Especialização a atividade de planejamento e elaboração de monografias de final de curso, que constituíram um registro, uma sistematização e análise dos projetos realizados pelos/as educadores/as. O Curso, cujo objetivo central foi o de contribuir para a formação estética e a reinvenção das práticas pedagógicas dos/as educadores/as com cinema e audiovisual, sustentou-se no pressuposto de que estes devem ser trazidos à escola e à docência, para que a humanizem, enriqueçam e ampliem, a educação de crianças, jovens e adultos.

Palavras-chave : Educação e Cinema; Formação Docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )