SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Ell@s vuelven el sábado: Laseb parcelas de Educación y CineLa iconoclastia en el cine y la pedagogía reflexiones a propósito de dos películas infantiles de los años ‘30 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

ROSA, Fábio José Paz da  y  FRESQUET, Adriana Mabel. A estética negra de Zózimo Bulbul em cena:i novas possibilidades para pensar cinema, currículo e formação de professores. ETD [online]. 2017, vol.19, n.2, pp.418-436. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v19i2.8647577.

Neste ensaio analisa-se a cinematografia negra de Zózimo Bulbul enquanto possibilidade de educação etnorracial na formação de professores. Para isso, o presente trabalho, em um primeiro momento, contextualiza brevemente a trajetória educacional e artística desse cineasta com o intuito de compreender seu pensamento e de verificar como, no futuro, ele se evidenciaria por meio do cinema. Em um segundo momento, relaciona-se as questões sobre o cinema de Bulbul, currículo e negritudes em uma perspectiva multi e intercultural na formação de professores. Por último, tais temáticas são inter-relacionadas quando se propõe uma análise fílmica de Alma no Olho (1974), primeiro curta-metragem produzido por Zózimo, em que conhecimentos e saberes são produzidos entre realidade e ficção, entre estranhamentos e emancipações dos sujeitos espectadores.

Palabras clave : Cinema Negro; Formação de Professores; Zózimo Bulbul.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )