SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2La estética negra de Zózimo Bulbul en el escenario: nuevas possibilidades para pensar cine, plan de estudios e formación de profesoresMujeres en proyectos de educación por el/para el cine índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

DUSSEL, Ines. A iconoclastia no cinema e na pedagogía. Reflexões a partir de dois filmes infantis dos anos de 1930. ETD [online]. 2017, vol.19, n.2, pp.437-455. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v19i2.8647562.

A iconoclastia é uma parte da história das imagens em educação que considera sentidos múltiplos. Nas muitas e intensas paixões provocadas pelas imagens, destaca-se a iconoclastia como um sentimento forte que confere muitos poderes às imagens - uma reverência e um medo que leva ao ponto de destruí-las. Porém, a iconoclastia tem sido pouco estudada na história da educação. Neste artigo, proponho uma primeira aproximação entre a iconoclastia e a história da educação por meio da análise de dois filmes dos anos 1930 sobre crianças, Emil und die Detektive (Alemanha, Gerhard Lamprecht, 1931) e Zéro de conduite (França, Jean Vigo, 1933), que contêm várias cenas nas quais monumentos e outros ícones das autoridades tradicionais são profanados. A partir desses filmes, reflito sobre a ambivalência do gesto iconoclasta, como uma história da revolta contra as autoridades constituídas, mais também como um movimento que permanece em um círculo de “fascinação, repulsão, destruição, expiação... gerado pela adoração da imagem proibida” (LATOUR, 2010, p.70), um círculo a ser questionado se pretendemos abrir caminho para uma outra política do visual.

Palabras clave : Iconoclastia; Cinema; Cinema para Crianças; Pedagogia; História da Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )