SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2La iconoclastia en el cine y la pedagogía reflexiones a propósito de dos películas infantiles de los años ‘30Asunción de responsabilidad y reflexión dirigida en el curso de pedagogía: implicaciones para la adaptación y formación en la enseñanza superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

GUSMAO, Milene de Cássia Silveira; SANTOS, Raquel Costa  y  DUARTE, Rosalia Maria. Mulheres em projetos de educação pelo/para o cinema. ETD [online]. 2017, vol.19, n.2, pp.456-481. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v19i2.8647550.

Este artigo descreve a inserção e a trajetória de cinco mulheres pioneiras nas ações de educação para o cinema, a partir dos anos 1950, no Brasil e na América Latina. Analiticamente, trata-se de indagar como as mulheres passaram a ocupar lugares de mediação nas experiências de formação pelo/para o cinema, uma vez que os fazeres relativos aos saberes cinematográficos estiveram e ainda estão marcados pela majoritária presença masculina. Para isto recorre-se aos modelos conceituais de Norbert Elias e Pierre Bourdieu, que consideram as redes relacionais humanas no fluxo do tempo, observadas as interdependências e também as interações entre as estruturas sociais, as práticas e as trajetórias coletivas e individuais no espaço de possibilidades. Argumenta-se, ainda, que a ação dessas mulheres ofereceu as bases sobre as quais se construiu uma tradição de forte atuação feminina no campo das relações entre cinema e educação.

Palabras clave : Mulheres; Educação; Cinema.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )