SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Mulheres em projetos de educação pelo/para o cinemaNecessidades psicológicas básicas: definições operacionais na docência universitária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

MORAIS, Alessandra de et al. Assunção de responsabilidade e reflexão dirigida no curso de pedagogia: implicações para a adaptação e formação no ensino superior. ETD [online]. 2017, vol.19, n.2, pp.482-509. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v19i2.8644128.

Um ambiente acadêmico favorável à aprendizagem relaciona-se ao provimento de oportunidades de assunção de responsabilidade e de reflexão dirigida, as quais se referem à possibilidade de aplicar o conhecimento em circunstâncias diversificadas e de respectiva reflexão orientada. Objetivou-se identificar essas oportunidades em um curso de Pedagogia, na percepção de alunos e professores. Foram realizados grupos focais e os dados foram tratados por meio de análise de conteúdo, com o auxílio do software ALCESTE©. Os resultados demonstraram que o curso oferece diversas oportunidades para a participação ativa de seus alunos; no entanto, os estudantes do período noturno apresentam dificuldades para as usufruírem, não sendo disponibilizados serviços e propostas que atendam suas necessidades. Quanto às possibilidades de reflexão dirigida, deflagraram-se problemas no modo como o estágio curricular está configurado, resultando em lacunas importantes na formação dos graduandos.

Palavras-chave : Curso de Pedagogia; Ambiente Acadêmico; Assunção de Responsabilidade; Reflexão Dirigida.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )