SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Assumption of responsibility and directed reflection to the pedagogy course: implications for the adaptation and formation in higher educationVirtual Cities: innovation in university teaching and learning process using the SimCity game author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

DAVOGLIO, Tarcia Rita; TIMM, Jordana Wruck; SANTOS, Bettina Steren dos  and  CONZATTI, Fernanda de Brito Kulmann. Necessidades psicológicas básicas: definições operacionais na docência universitária. ETD [online]. 2017, vol.19, n.2, pp.510-531. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v19i2.8644789.

A Self-Determination Theory (SDT) pressupõe que a qualidade autônoma da motivação resulta da interação equilibrada entre demandas internas do self e nutrientes contextuais, a partir da satisfação das necessidades psicológicas básicas (NPB) de autonomia, competência e pertencimento. Este estudo qualitativo teve por objetivo explorar as definições operacionais das NPB no âmbito da docência na Educação Superior. Para tanto, a amostra de professores universitários respondeu, de forma anônima e voluntária, a três questões abertas abordando a temática, analisadas por meio da Análise Textual Discursiva. Como resultado, emergiram sete descritores operacionais para definir Autonomia, além de uma subcategoria crítica; sete para Competência e cinco para Pertencimento, detalhados e debatidos em consonância à docência. Embora circunscritos a uma amostra, são resultados potencialmente relevantes para subsidiar a compreensão e os avanços no campo motivacional, bem como para a promoção de políticas voltadas à satisfação e ao bem-estar psicológico do profissional docente da Educação Superior.

Keywords : Educação Superior; Docentes; Motivação; Necessidades Psicológicas Básicas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )