SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Necessidades psicológicas básicas: definições operacionais na docência universitáriaSobre o uso pedagógico da imagem fílmica na escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

LIRA, Pablo Silva. Cidades Virtuais: a inovação no processo de ensino aprendizagem universitário com a utilização do jogo SimCity. ETD [online]. 2017, vol.19, n.2, pp.532-549. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v19i2.8645826.

No século XXI, em plena revolução tecnológica e era da informação, o Professor é cotidianamente desafiado a se reinventar e buscar formas, processos, métodos, ferramentas e recursos didático-pedagógicos cativantes e inovadores. O modelo mental do estudante contemporâneo não se satisfaz com o tradicional ensinar por meio de lousa/quadro, giz/pincel e aula expositiva. Nesse contexto, o profissional-chave da educação deve lançar mão e se apropriar das novas tecnologias, na perspectiva da inovação, para tornar o processo de ensino aprendizagem mais eficiente e eficaz. De maneira geral, este trabalho busca trazer à luz a experiência do projeto “Cidades Virtuais”. O projeto “Cidades Virtuais” consiste na introdução planejada de uma dinâmica didático-pedagógica empreendida no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Vila Velha (UVV), que possibilita a utilização do famoso jogo SimCity para favorecer a conexão dos conhecimentos teórico-conceituais com as atividades práticas em ambiente virtual. Sendo implementado desde agosto de 2014, o referido projeto está proporcionando um maior envolvimento por parte dos alunos de Arquitetura e Urbanismo da UVV, bem como uma maior difusão, compartilhamento de ideias e inserção social de práticas de ensino aprendizagem inovadoras, na comunidade científica, o que amplia as possibilidades de aperfeiçoamento e replicação.

Palavras-chave : Inovação; Processo de Ensino Aprendizagem; Tecnologias; SimCity.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )