SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Etnomatemáticas tres propuestas pedagógicas para la educación básica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

ROSA, Milton  y  OREY, Daniel Clark. Interações polissêmicas da etnomatemática: uma visão geral. ETD [online]. 2017, vol.19, n.3, pp.589-621. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v19i3.8649589.

O inter-relacionamento de saberes locais com as diversas áreas de conhecimento é muito importante para que possamos obter informações mais precisas sobre um determinado campo de estudo. Para que tenhamos condições de abordar com clareza essas inter-relações, necessitamos compreender os conceitos específicos encontrados em grandes áreas do conhecimento acadêmico como as Ciências e a Matemática, que podem estar respaldadas por outros campos de pesquisas denominados etnociências e etnomatemática. Nesse artigo teórico, julgamos necessário discutir o surgimento de algumas terminologias importantes com relação a determinadas áreas de pesquisa denominadas etno-x, pautando-nos em um estudo bibliográfico que tem, como temática central, a tentativa de compreender a polissemia de significados para o termo etno para ressaltarmos o nosso objetivo principal que é avançarmos nos estudos e compreensões da etnomatemática como um programa de pesquisa e a sua relação polissêmica com outros campos do conhecimento.

Palabras clave : Etnociências; Etnomatemática; Etno-x; Interações; Polissemia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés