SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Etnomatemática três propostas pedagógicas para a educação básica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

ROSA, Milton  e  OREY, Daniel Clark. Interações polissêmicas da etnomatemática: uma visão geral. ETD [online]. 2017, vol.19, n.3, pp.589-621. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v19i3.8649589.

O inter-relacionamento de saberes locais com as diversas áreas de conhecimento é muito importante para que possamos obter informações mais precisas sobre um determinado campo de estudo. Para que tenhamos condições de abordar com clareza essas inter-relações, necessitamos compreender os conceitos específicos encontrados em grandes áreas do conhecimento acadêmico como as Ciências e a Matemática, que podem estar respaldadas por outros campos de pesquisas denominados etnociências e etnomatemática. Nesse artigo teórico, julgamos necessário discutir o surgimento de algumas terminologias importantes com relação a determinadas áreas de pesquisa denominadas etno-x, pautando-nos em um estudo bibliográfico que tem, como temática central, a tentativa de compreender a polissemia de significados para o termo etno para ressaltarmos o nosso objetivo principal que é avançarmos nos estudos e compreensões da etnomatemática como um programa de pesquisa e a sua relação polissêmica com outros campos do conhecimento.

Palavras-chave : Etnociências; Etnomatemática; Etno-x; Interações; Polissemia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês