SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Las interacciones polisémicas de la etnomatematica: una visión generalEtnomatemáticas y la búsqueda de paz y justicia social índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

BANDEIRA, Francisco de Assis. Etnomatemática três propostas pedagógicas para a educação básica. ETD [online]. 2017, vol.19, n.3, pp.622-652. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v19i3.8648366.

A difusão da Etnomatemática no âmbito da educação básica ainda é escassa, apesar de suas propostas para a ação pedagógica. É com essas preocupações que apresento três pesquisas direcionadas para o ensino de matemática da educação básica à luz das concepções dambrosianas de Etnomatemática. A primeira teve como objetivo investigar conhecimentos matemáticos dos oleiros do Povoado Currais Novos, Rio Grande do Norte, para subsidiar na elaboração de uma proposta pedagógica para dialogar com os conhecimentos matemáticos formais da escola daquele povoado. Na segunda pesquisa, faço um recorte ao apresentar um relato de uma experiência educacional empreendida com alunos 6º ano do ensino fundamental provenientes de uma comunidade de trabalhadores de indústrias de cerâmica vermelha do município de Russas, no estado do Ceará. A terceira pesquisa propõe uma reflexão curricular em educação matemática ao associar a Matemática formal aos conhecimentos matemáticos de uma comunidade de horticultores da cidade do Natal, Rio Grande do Norte. Um dos resultados dessa terceira pesquisa mostrou aos alunos que a matemática não existe somente em sala de aula, a dos livros, mas também em qualquer lugar e que ela é diferente porque as culturas também são diferentes, como falou um dos alunos que entendia as duas matemáticas: a da escola e a da horta, mas esta era melhor porque já trabalhava com ela. A segunda pesquisa evidenciou que, ao colocar os alunos como os principais responsáveis pelo processo de coleta e análise dos dados provenientes de seu próprio contexto sociocultural, contribuiu para a criação de um espaço de discussão em sala de aula, colocando os discentes como sujeitos críticos de sua própria realidade. A proposta da primeira pesquisa, de caráter qualitativa em uma abordagem etnográfica, informa que ao trabalhar pedagogicamente os conhecimentos matemáticos daquele povoado em sintonia com a Matemática acadêmica, o aluno compreenderá o significado desses conhecimentos, além de valorizá-los.

Palabras clave : Matemática; Etnomatemática; Aprendizagem; Ensino; Currículo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés