SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue3Ethnomathematics and the pursuit of peace and social justiceConversations, controversy, and calculations in na unpublished Chilam Balam of Yucatan author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

MOGEGE, Mosimege. Conceitos matemáticos de anciãos da comunidade explorando a conexão entre contextos etnomatémicos e práticas de aula. ETD [online]. 2017, vol.19, n.3, pp.667-686. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v19i3.8648368.

Os membros da comunidade possuem uma riqueza de conhecimentos em atividades indígenas e artefatos. A análise das várias atividades e dos artefatos indígenas mostra uma variedade de conceitos e processos matemáticos. Mesmo que alguns membros da comunidade não tenham frequentado a educação formal ou não tenham estudado a um nível significativamente elevado, eles são capazes de utilizar os conceitos matemáticos relacionados com facilidade na medida em que se envolvem nas atividades. Este texto identifica alguns conceitos matemáticos que estão embutidos nas atividades indígenas e mostra como a maioria dos membros da comunidade utiliza esses conhecimentos matemáticos com facilidade. O texto conclui indicando como esse conhecimento pode ser utilizado para avançar a compreensão matemática em sala de aula.

Keywords : Estudos Etnomatemáticos; Jogos Indígenas; Análise Matemática; Vilas Culturais; Aulas de Matemática.

        · abstract in English | Spanish     · text in English