SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Etnomatemática e a busca pela paz e justiça socialConversações, controvérsias e cálculos em um Chilam Balam de Yucatan inédito índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

MOGEGE, Mosimege. Conceitos matemáticos de anciãos da comunidade explorando a conexão entre contextos etnomatémicos e práticas de aula. ETD [online]. 2017, vol.19, n.3, pp.667-686. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v19i3.8648368.

Os membros da comunidade possuem uma riqueza de conhecimentos em atividades indígenas e artefatos. A análise das várias atividades e dos artefatos indígenas mostra uma variedade de conceitos e processos matemáticos. Mesmo que alguns membros da comunidade não tenham frequentado a educação formal ou não tenham estudado a um nível significativamente elevado, eles são capazes de utilizar os conceitos matemáticos relacionados com facilidade na medida em que se envolvem nas atividades. Este texto identifica alguns conceitos matemáticos que estão embutidos nas atividades indígenas e mostra como a maioria dos membros da comunidade utiliza esses conhecimentos matemáticos com facilidade. O texto conclui indicando como esse conhecimento pode ser utilizado para avançar a compreensão matemática em sala de aula.

Palavras-chave : Estudos Etnomatemáticos; Jogos Indígenas; Análise Matemática; Vilas Culturais; Aulas de Matemática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês