SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue3Mathematical concepts from community elders exploring the connection between ethnomathematical contexts and classroom practicesEthnomathematical confluenceintersection of native and academic worldviews author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

TUN, Molly. Conversações, controvérsias e cálculos em um Chilam Balam de Yucatan inédito. ETD [online]. 2017, vol.19, n.3, pp.687-711. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v19i3.8648369.

Neste artigo, eu exploro os benefícios e os perigos do contato intercultural no contexto da criação e da difusão dos livros Chilam Balam, que são textos sagrados que foram compilados, principalmente, durante o período colonial e utilizados por comunidades maias de Yucatan. Apresento os resultados de meu trabalho de campo nessa área que inclui a narrativa do desaparecimento e da re-criação de um Chilam Balam inédito, bem como uma reprodução parcial de seu conteúdo, incluindo um capítulo sobre os Números Maias e uma coleção de hieróglifos maias. Essa reprodução do manuscrito original inédito de Chilam Balam é uma contribuição única para o campo dos estudos maias e evidencia a episteme maia com relação aos números, ao tempo e ao universo.

Keywords : Chilam Balam; Período Colonial; Matemática Maia; Literatura Maia; Educação Matemática; Tsikbal.

        · abstract in English | Spanish     · text in English