SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue3Conversations, controversy, and calculations in na unpublished Chilam Balam of YucatanPolysemic provocations of border negotiation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

SHOCKEY, Tod  and  JOHN, Mitchell Bear. Confluência etnomatemática intersecção de visões de mundo nativa e acadêmica. ETD [online]. 2017, vol.19, n.3, pp.712-734. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v19i3.8648370.

Adotamos o conceito de confluência como uma metáfora para considerarmos o nosso compromisso etnomatemático nos últimos catorze anos. Durante esse tempo, trabalhamos com alunos e professores e percebemos que a diversidade de significados trouxe muitas influências para o nosso compromisso matemático coletivo. O princípio da visão de dois olhos (MARSHALL, 2004) permite aos autores um enquadramento diferente por meio do qual consideram a importância da visão de mundo nativa e da visão acadêmica ocidental. A confluência da visão de mundo nativa com a visão acadêmica ocidental é o que orienta a nossa história. Do ponto de vista nativo trazemos a riqueza da história e das tradições orais. O lado ocidental da nossa história traz o encaminhamento de uma variedade de conhecimentos acadêmicos, como, por exemplo, a educação matemática, a lingüística e a antropologia. Um tema abrangente que vamos apresentar é o afeto. Afeto para os nossos alunos, bem como para nós pesquisadores.

Keywords : Etnomatemática; Confluência; Visão de Mundo Nativa; Visão de Mundo Ocidental; Educação Matemática.

        · abstract in English | Spanish     · text in English