SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Conversaciones, controversias, y calculaciones en un Chilam Balam inédito de YucatánLas provocaciones polisémicas de la negociación fronteriza índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

SHOCKEY, Tod  y  JOHN, Mitchell Bear. Confluência etnomatemática intersecção de visões de mundo nativa e acadêmica. ETD [online]. 2017, vol.19, n.3, pp.712-734. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v19i3.8648370.

Adotamos o conceito de confluência como uma metáfora para considerarmos o nosso compromisso etnomatemático nos últimos catorze anos. Durante esse tempo, trabalhamos com alunos e professores e percebemos que a diversidade de significados trouxe muitas influências para o nosso compromisso matemático coletivo. O princípio da visão de dois olhos (MARSHALL, 2004) permite aos autores um enquadramento diferente por meio do qual consideram a importância da visão de mundo nativa e da visão acadêmica ocidental. A confluência da visão de mundo nativa com a visão acadêmica ocidental é o que orienta a nossa história. Do ponto de vista nativo trazemos a riqueza da história e das tradições orais. O lado ocidental da nossa história traz o encaminhamento de uma variedade de conhecimentos acadêmicos, como, por exemplo, a educação matemática, a lingüística e a antropologia. Um tema abrangente que vamos apresentar é o afeto. Afeto para os nossos alunos, bem como para nós pesquisadores.

Palabras clave : Etnomatemática; Confluência; Visão de Mundo Nativa; Visão de Mundo Ocidental; Educação Matemática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés