SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Professores como pesquisadores e a colaboração entre pares: pesquisa, informação e conhecimento no contexto escolarMalba Tahan + matemática = Malbatemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

LAZZARIN, Márcia Lise Lunardi  e  HERMES, Simoni Timm. Pactos de uma racionalidade política, práticas solidárias na escola inclusiva: modos de subjetivação docente. ETD [online]. 2017, vol.19, n.3, pp.805-821. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v19i3.8644527.

No cruzamento da Educação Inclusiva com a Educação Especial, este artigo objetiva problematizar o modelo ideal de professor produzido por meio das práticas solidárias no processo de formação docente na Educação Especial no Brasil. Para tal, a materialidade de pesquisa contempla materiais didáticos relacionados à Rede Nacional de Formação Continuada de Professores na Educação Especial. A partir dos Estudos Foucaultianos em Educação, desenvolveu-se um exercício analítico em torno da materialidade da pesquisa, tendo-se optado pelo uso da ferramenta governamentalidade. Conclui-se, diante dos dados produzidos, que a mesma racionalidade política neoliberal, esta que serve como referência para a biopolítica e que promove o empresariamento de si na docência, opera na produção de práticas solidárias na escola inclusiva a fim de garantir o sucesso da inclusão escolar. A docência como prática solidária torna-se o modelo ideal para a escola inclusiva.

Palavras-chave : Governamentalidade; Neoliberalismo; Docência; Solidariedade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )