SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue3Malba Tahan + math = MalbatemáticaDisplay the modern, live the possible, education represented in São Paulo modernist literature author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

RAVALLEC, Carmen Teresa Gabriel Le  and  ROCHA, Ana Angelita da. Seleção do conhecimento como operação antagônica. ETD [online]. 2017, vol.19, n.3, pp.844-863. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v19i3.8645893.

O presente artigo busca rever a trajetória de Michael F. D. Young (1971; 2000; 2008; 2010; 2011, 2014, 2014a, 2016) para discutir a significação da seleção do conhecimento escolar. Tal proposta tensiona o debate do conhecimento escolar à luz da teoria política, a partir da discussão de antagonismo empreendida por Ernesto Laclau e seus interlocutores (2000; 2005). Com essa tessitura teórica, o artigo defende a relação entre o conhecimento escolar e uma abordagem da teoria política que valoriza a função epistemológica da escola, em tempos de reformas curriculares em escala nacional.

Keywords : Teoria Curricular; Antagonismo; Conhecimento Escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )