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ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

RAVALLEC, Carmen Teresa Gabriel Le  e  ROCHA, Ana Angelita da. Seleção do conhecimento como operação antagônica. ETD [online]. 2017, vol.19, n.3, pp.844-863. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v19i3.8645893.

O presente artigo busca rever a trajetória de Michael F. D. Young (1971; 2000; 2008; 2010; 2011, 2014, 2014a, 2016) para discutir a significação da seleção do conhecimento escolar. Tal proposta tensiona o debate do conhecimento escolar à luz da teoria política, a partir da discussão de antagonismo empreendida por Ernesto Laclau e seus interlocutores (2000; 2005). Com essa tessitura teórica, o artigo defende a relação entre o conhecimento escolar e uma abordagem da teoria política que valoriza a função epistemológica da escola, em tempos de reformas curriculares em escala nacional.

Palavras-chave : Teoria Curricular; Antagonismo; Conhecimento Escolar.

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