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ETD Educação Temática Digital
versão On-line ISSN 1676-2592
Resumo
RIBEIRO, Vanessa Konopczyk Amaral. Mostrar o moderno, viver o possível representações de educação em romances modernistas paulistas. ETD [online]. 2017, vol.19, n.3, pp.864-881. ISSN 1676-2592. https://doi.org/10.20396/etd.v19i3.8646096.
A pesquisa em andamento identifica como são representados os não escolarizados, os escolarizados e a escola, em obras consagradas da literatura paulista do período modernista, a fim de se compreender as relações sociais que são travadas a partir da representação que os autores fazem da docência e dos letrados quanto das pessoas não escolarizadas pela forma tradicional, procurando identificar a forma como se costuram essas relações, muitas vezes permeadas de preconceitos, vez que são representações tecidas por pessoas de sucesso escolar comprovado e posicionadas fora do campo educacional. As análises serão realizadas mediante leitura do conjunto documental escolhido, que se pauta a partir de três frentes: obras em prosa exclusivamente paulistas, de autores consagrados pela participação na Semana de Arte Moderna e sua filiação partidária. Após a leitura identificar-se-ão e extrair-se-ão os dados para sua comparação com os objetivos propostos, para fins de comprovação de indícios de rupturas e permanências de práticas sociais sobre os assuntos abordados. A partir de então será avaliado o cumprimento dos objetivos da pesquisa, a fim de encontrar a fundamentação e consistência necessárias para validar os vestígios percebidos nas obras analisadas.
Palavras-chave : Representação Social; Escolaridade; Escolarização.