SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 suppl.esEn “la escuela de los estudiantes, por estudiantes, para estudiantes": feminismo y deconstrucción en narrativas de las ocupaciones índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

LARCHERT, Jeanes Martins. Cala boca, menino! O menino não cala, resiste. ETD [online]. 2017, vol.19, suppl., pp.9-22. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v19i0.8647837.

O presente ensaio teórico apresenta um debate sobre a resistência política educacional travada a partir do movimento que impôs a ocupação em diversas universidades públicas e escolas do ensino médio por todo o País. O Ocupa entra no debate político-educacional nacional como luta contrária às decisões anti populistas do atual governo pós-impeachment/2016, problematizando a experiência de jovens estudantes que lutam pela democracia no País e por uma educação pública que respeite a diversidade e seja construída com os grupos populares. No campo teórico, discutimos a resistência tendo como base a educação conscientizadora de Freire (1992), a epistemologia do sul de Santos (2005a; 2005b) e a exteriorização de Dussel (1997). Orientado por uma interpretação de sociedade na sua fase pós-colonial, o texto situa o movimento Ocupa como estratégia de resistência que sofre situações de opressão por meio da violência física e ideológica, mas que não foi suficientemente forte para extinguir a esperança dos estudantes que continuam a demonstrar para toda a sociedade as propostas explicitadas de resistência: é na negociação e no conflito que o movimento Ocupa foi tomando forma e conteúdo político-educacional.

Palabras clave : Resistência; Processos Educativos; Educação Pública.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )