SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 suppl.esNo “colégio dos alunos, por alunos, para alunos”: feminismo e desconstrução em narrativas das ocupaçõesMinorias e territórios: ocupações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

COUTINHO, Luciana Gageiro  e  ANDRADE, Claudia Braga de. O que as ocupações nos ensinam sobre a adolescência, o laço social e a educação?. ETD [online]. 2017, vol.19, suppl., pp.48-52. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v19i0.8647736.

Este artigo busca refletir sobre o movimento das ocupações das escolas ressaltando a inovação que essa experiência traz para se repensar a escolarização de jovens, sobretudo nos laços que podem ser estabelecidos entre os jovens e a escola. A partir das contribuições teóricas da psicanálise a respeito do mal-estar na cultura e nos modos de fazer frente a ele, articulamos a noção de laço social com as ocupações, privilegiando dois eixos de análise fundamentais: 1) como esses novos laços sociais internos e externos contribuem para a sustentação de um novo ideal de escola; 2) de que modo essa nova configuração social presente no contexto das ocupações nos permite pensar sobre a relação entre transmissão do conhecimento e desejo de saber no espaço escolar.Por fim, destacamos que as ocupações inauguram um modo de fazer laço na escola através de uma nova posição discursiva na qual os estudantes podem estar presentes enquanto sujeitos desejantes que reivindicam e recriam a escola.

Palavras-chave : Laço Social; Educação; Adolescência; Ocupações.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )