SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 suppl.es¿Qué ocupaciones nos enseñan acerca de la adolescencia, el lazo social y la educación?colectivos, ocupaciones y protestas secundaristas: el fénix, el león y la niñez índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

ASPIS, Renata Lima. Minorias e territórios: ocupações. ETD [online]. 2017, vol.19, suppl., pp.63-74. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v19i0.8647856.

Este artigo tem principalmente a intenção de trazer alguns conceitos da filosofia, mais especificamente das chamadas filosofias da diferença, numa tentativa de pensar de outro modo, ou de buscar algum modo de pensar o acontecimento expresso no movimento das ocupações estudantis no Brasil, hoje. Inicialmente se coloca a necessidade de criar novas formas de pensar que escapem das velhas categorias de análise. Nessa primeira parte exploram-se os conceitos deleuzianos de imagem do pensamento e de acontecimento. Em seguida, o artigo trabalha o modo como Deleuze e Guattari pensam a criação de possíveis e as minorias, para chegar à tese de que as ocupações estudantis brasileiras na contemporaneidade são criação de territórios de re-existência, ou seja, ações de insistir na vida humana que cria sentido próprio.

Palabras clave : Ocupações Estudantis; Filosofias da Diferença; Re-Existência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )