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ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

ALVIM, Davis Moreira  y  RODRIGUES, Alexsandro. Coletivos, ocupações e protestos secundaristas: a fênix, o leão e a criança. ETD [online]. 2017, vol.19, suppl., pp.75-95. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v19i0.8647747.

Pretende-se cartografarresistências secundaristas, indagando em que medida a construção da democracia, o aprendizado do comum e a conversação entre as diferenças podem ser suscitadas por resistências no campo educativo, especialmente na forma de coletivos, ocupações e protestos. Por meio do método cartográfico, busca-se encontrar campos de forças e potências das lutas, investigando a afirmatividade combativa e criativa das resistências. Demonstra-se que as lutas estudantis produzem contornos de um ensino, uma aprendizagem e uma convivência autônomos, envolvendo a construção de uma educação horizontal, prefigurando formas coletivas de liberdade e responsabilidade direcionadas pela horizontalidade de processos decisórios e ensaiando uma cultura educacional democrática.

Palabras clave : Resistência à Escola; Movimento Estudantil; Contestação Estudantil; Democratização da Educação.

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