SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 suppl.esMinorias e territórios: ocupaçõesAs manifestações públicas como esforço intelectual de resistência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

ALVIM, Davis Moreira  e  RODRIGUES, Alexsandro. Coletivos, ocupações e protestos secundaristas: a fênix, o leão e a criança. ETD [online]. 2017, vol.19, suppl., pp.75-95. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v19i0.8647747.

Pretende-se cartografarresistências secundaristas, indagando em que medida a construção da democracia, o aprendizado do comum e a conversação entre as diferenças podem ser suscitadas por resistências no campo educativo, especialmente na forma de coletivos, ocupações e protestos. Por meio do método cartográfico, busca-se encontrar campos de forças e potências das lutas, investigando a afirmatividade combativa e criativa das resistências. Demonstra-se que as lutas estudantis produzem contornos de um ensino, uma aprendizagem e uma convivência autônomos, envolvendo a construção de uma educação horizontal, prefigurando formas coletivas de liberdade e responsabilidade direcionadas pela horizontalidade de processos decisórios e ensaiando uma cultura educacional democrática.

Palavras-chave : Resistência à Escola; Movimento Estudantil; Contestação Estudantil; Democratização da Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )