SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 suppl.escolectivos, ocupaciones y protestas secundaristas: el fénix, el león y la niñezDos reorganizaciones (1995 e 2015): del vaciamiento de la red estadual paulista hasta la ocupación de escuelas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

ESQUINSAN, Rosimar Serena Siqueira. As manifestações públicas como esforço intelectual de resistência. ETD [online]. 2017, vol.19, suppl., pp.96-108. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v19i0.8647832.

Este texto apresenta resultados de uma pesquisa de base documental, pautada por uma metodologia analítico-reconstrutiva, que discute um conjunto de manifestos públicos como esforço intelectual de resistência. Ancorado em um procedimento de análise de conteúdo, o texto objetiva discutir as manifestações de associações científicas e acadêmicas contra a Medida Provisória 746, apontando os principais contra-argumentos utilizados nos manifestos, dividindo-os em temas de forma e de conteúdo. Conclui-se que os posicionamentos públicos das associações científicas e acadêmicas analisadas as aproximam da resistência civil, marcando o contra-argumento a uma iniciativa institucional e governamental que, supostamente, seria inadequada ao contexto ao qual se aplica. Tais manifestações também aproximariam as associações signatárias da resistência intelectual, no momento em que evidenciam argumentos técnicos e apelam à pesquisa científica como base de sustentação do repertório utilizado.

Palabras clave : Resistência Intelectual; Manifestações Públicas; Antonio Gramsci.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )