SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 suppl.esLas declaraciones públicas como esfuerzo intelectual de resistenciaGeografía de la reorganización de las escuelas: un análisis de espacio de la ciudad de São Paulo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

GOULART, Débora Cristina; PINTO, José Marcelino Rezende  y  CAMARGO, Rubens Barbosa de. Duas reorganizações (1995 e 2015): do esvaziamento da rede estadual paulista à ocupação das escolas. ETD [online]. 2017, vol.19, suppl., pp.109-133. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v19i0.8647797.

O trabalho discute os elementos coincidentes entre as propostas de reorganização da rede pública de ensino de São Paulo - a primeira implantada em 1995 e a segunda, interrompida, em 2015. Notam-se inúmeras convergências que atribuímos à persistência de uma política educacional baseada nos princípios do gerencialismo e da produtividade na busca pela racionalização do uso dos recursos educacionais. Os resultados do estudo mostram que nas duas propostas de reorganização houve negligência quanto à sua divulgação de estudos e discussão com a população, ações judiciais e sujeitos dispostos à resistência popular contrária à sua implantação.

Palabras clave : Políticas Públicas de Educação; Secretaria Estadual de Educação; Gestão Financeira da Educação; Contestação Estudantil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )