SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 suppl.esAs manifestações públicas como esforço intelectual de resistênciaA geografia da reorganização escolar: uma análise espacial a partir da cidade de São Paulo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

GOULART, Débora Cristina; PINTO, José Marcelino Rezende  e  CAMARGO, Rubens Barbosa de. Duas reorganizações (1995 e 2015): do esvaziamento da rede estadual paulista à ocupação das escolas. ETD [online]. 2017, vol.19, suppl., pp.109-133. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v19i0.8647797.

O trabalho discute os elementos coincidentes entre as propostas de reorganização da rede pública de ensino de São Paulo - a primeira implantada em 1995 e a segunda, interrompida, em 2015. Notam-se inúmeras convergências que atribuímos à persistência de uma política educacional baseada nos princípios do gerencialismo e da produtividade na busca pela racionalização do uso dos recursos educacionais. Os resultados do estudo mostram que nas duas propostas de reorganização houve negligência quanto à sua divulgação de estudos e discussão com a população, ações judiciais e sujeitos dispostos à resistência popular contrária à sua implantação.

Palavras-chave : Políticas Públicas de Educação; Secretaria Estadual de Educação; Gestão Financeira da Educação; Contestação Estudantil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )