SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 suppl.esDos reorganizaciones (1995 e 2015): del vaciamiento de la red estadual paulista hasta la ocupación de escuelasTamaño de la clase en las escuelas públicas del estado de São Paulo (Brasil): la gestión del sistema público al margen de las desigualdades educativas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

GIROTTO, Eduardo Donizeti; PASSOS, Felipe Garcia; CAMPOS, Larissa de  y  OLIVEIRA, João Victor Pavesi de. A geografia da reorganização escolar: uma análise espacial a partir da cidade de São Paulo. ETD [online]. 2017, vol.19, suppl., pp.134-158. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v19i0.8647805.

Este artigo apresenta os resultados parciais do projeto A Reorganização Escolar em Mapas, desenvolvido no Laboratório de Ensino e Material Didático (LEMADI) do Departamento de Geografia da USP, com objetivo de demonstrar a importância da análise espacial na compreensão das políticas educacionais, representando espacialidades e correlacionando fenômenos, processos que são primordiais para sustentar os argumentos que fundamentam a tomada de decisão e a defesa de uma educação pública de qualidade para todos. Apresentamos a discussão a partir de mapas da cidade de São Paulo a fim de demonstrar os limites dos principais argumentos expostos pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (SEE-SP) na defesa da proposta de reorganização escolar, bem como discutir se a revalorização do espaço urbano seria um dos objetivos não-explícitos dessa reorganização. Em nossas considerações sinalizamos que o argumento do decréscimo demográfico defendido pelo governo não se sustenta, uma vez que tal fenômeno não se converte automaticamente em diminuição de matrículas. Inferimos que a reorganização daria continuidade à municipalização da rede estadual, iniciada em 1995, e tem relação direta com o processo de revalorização do espaço, por haver correlação entre o fechamento de escolas, os lançamentos imobiliários e as grandes obras de infraestrutura de mobilidade.

Palabras clave : Reorganização Escolar; Espaço Urbano; Cartografia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )