SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 suppl.esThe geography of schools’ reorganization: a spatial analysis from the city of São PauloSchool without party - production of senses and disputes around the function of public school in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

TRAVITZKI, Rodrigo  and  CASSIO, Fernando Luiz. Tamanho das classes na rede estadual paulista: a gestão da rede pública à margem das desigualdades educacionais. ETD [online]. 2017, vol.19, suppl., pp.159-183. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v19i0.8647765.

Este trabalho investiga o efeito do tamanho das classes dos Anos Finais do Ensino Fundamental da rede estadual paulista no desempenho dos estudantes na Prova Brasil, utilizando metodologias consagradas de estudos econômicos. O trabalho avalia o efeito do tamanho das classes em três estratos de nível socioeconômico (NSE) e os resultados sugerem que as políticas em vigor no estado tendem a reduzir o desempenho de dois terços dos alunos, além de aumentar a desigualdade entre os NSE. O trabalho também apresenta uma série histórica do tamanho das classes no Estado de São Paulo, identificando uma mudança de tendência a partir da Reorganização Escolar de 2015. Discute-se ainda, a partir dos resultados, a lógica da gestão regular da rede de ensino e o papel do acesso público aos dados e indicadores educacionais do estado na compreensão de políticas estruturais que operam à margem das desigualdades sociais.

Keywords : Qualidade (Educação); Tamanho de Classe; Políticas Educacionais; Direito à Educação; Economia da Educação; São Paulo (Estado)..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )