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ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

TRAVITZKI, Rodrigo  e  CASSIO, Fernando Luiz. Tamanho das classes na rede estadual paulista: a gestão da rede pública à margem das desigualdades educacionais. ETD [online]. 2017, vol.19, suppl., pp.159-183. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v19i0.8647765.

Este trabalho investiga o efeito do tamanho das classes dos Anos Finais do Ensino Fundamental da rede estadual paulista no desempenho dos estudantes na Prova Brasil, utilizando metodologias consagradas de estudos econômicos. O trabalho avalia o efeito do tamanho das classes em três estratos de nível socioeconômico (NSE) e os resultados sugerem que as políticas em vigor no estado tendem a reduzir o desempenho de dois terços dos alunos, além de aumentar a desigualdade entre os NSE. O trabalho também apresenta uma série histórica do tamanho das classes no Estado de São Paulo, identificando uma mudança de tendência a partir da Reorganização Escolar de 2015. Discute-se ainda, a partir dos resultados, a lógica da gestão regular da rede de ensino e o papel do acesso público aos dados e indicadores educacionais do estado na compreensão de políticas estruturais que operam à margem das desigualdades sociais.

Palavras-chave : Qualidade (Educação); Tamanho de Classe; Políticas Educacionais; Direito à Educação; Economia da Educação; São Paulo (Estado)..

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