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ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

KATZ, Elvis Patrik  y  MUTZ, Andresa Silva da Costa. Escola sem partido - produção de sentidos e disputas em torno do papel da escola pública no Brasil. ETD [online]. 2017, vol.19, suppl., pp.184-205. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v19i0.8647835.

As disputas sociais acerca da educação vêm ocorrendo intensamente na contemporaneidade e colocam no centro da discussão a instituição escolar. A Medida Provisória (MP) do Ensino Médio, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) dos gastos públicos, as proposições do movimento Escola Sem Partido e as diversas ocupações estudantis nas escolas são manifestações muito claras da importância que nossa sociedade dá à educação. Nesse contexto, o presente artigo debate o papel da educação básica no Brasil, tendo em vista o seguinte paradoxo: como é possível que, em um cenário de tamanho descrédito para com o ensino público - no qual proliferam enunciações que apontam para uma suposta “crise” da educação - existam tantas articulações e confrontos que objetivem o controle dessa instituição? Ou seja, como pode a escola pública brasileira ser, ao mesmo tempo, apresentada como culpada por inúmeros problemas e, estranhamente, aparecer como espaço em potencial onde todos os males da sociedade serão sanados? Assim, detemos nossa análise nas falas proferidas pelo Escola Sem Partido por meio de seu website oficial e em alguns artefatos da nossa cultura, com ajuda das contribuições do campo dos Estudos Culturais e do pensamento de Michel Foucault. Nossa hipótese é a de que esse movimento transite entre a crítica radical da escola e, ao disputar um espaço de exercício de poder, reafirme a potência da instituição nos dias de hoje.

Palabras clave : Escola Sem Partido; Escola Pública; Crise na Educação; Discurso; Papel da Escola.

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