SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 suppl.esEscuela sin partido - la producción de sentidos y controversias sobre el papel de la escuela pública en BrasilLa trayectoria política legislativa del programa “Escuela Sin Partido” en Campo Grande, MS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

HEUSER, Ester Maria Dreher. Em tempos de escola sem partido, perguntemo-nos: qual a função da educação em uma sociedade? O que cabe à escola e ao professor?. ETD [online]. 2017, vol.19, suppl., pp.206-216. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v19i0.8647814.

Em tempos de “Escola sem Partido”, o artigo aproveita a oportunidade para ocupar-se das seguintes questões: qual a função da educação em uma sociedade? O que cabe à escola e ao professor? Apresentam-se algumas respostas possíveis a partir do pensamento de Hannah Arendt, filósofa que desenvolveu uma noção conservadora de educação e desvinculada da política, porque, dentre outras razões, para ela, as batalhas políticas, que só dizem respeito aos adultos, os já educados, não podem ser travadas nos pátios das escolas, esse espaço de acolhida aos recém-chegados que carregam em si uma novidade absoluta. Com esse fundo teórico, permeado pela discussão do Projeto de Lei “Escola sem Partido”, o artigo defende que a educação é direito inalienável e que nós, professores, pela importância civilizatória e cultural de nossa tarefa, somos peças-chave para o desenvolvimento do país e da humanidade, bem como para a continuidade do mundo, que insiste em sair dos gonzos.

Palabras clave : Hanna Arendt; Educação; Escola; Escola sem Partido.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )