SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue4Among us, in defense of a schoolIn defence of the school against the pedagogical dispositive: the place of experimentum scholae to reach other collective equipment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

NOGUERA-RAMIREZ, Carlos Ernesto  and  MARIN-DIAZ, Dora Lilia. Em defesa da experiência escolar: uma escola com fronteiras. ETD [online]. 2017, vol.19, n.4, pp.607-621. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v19i4.8648826.

Esse artigo propõe uma conversação com dois teses do livro de Simons e Masschelein. A primeira tem a ver com emergência da escola: para isso procuramos ampliar a perspectiva dos autores mencionados com o propósito de nos perguntar, já não sobre “o que é o escolar?”, senão sobre o que é a escola moderna. Isso para mostrar sua emergência como um acontecimento antropológico cuja radicalidade modificou a maneira de pensar o humano. A segunda questão concerne à experiência escolar, aqui queremos chamar a atenção sobre o enfraquecimento das fronteiras da escola e as consequências que isso traze no estabelecimento de relações fundamentais dos sujeitos com os saberes, com as normas e consigo mesmos, três relações que garantiriam o aceso e a produção de aquilo que Simons e Masschelein definem como o “público” e o “bem comum”.

Keywords : Escola Moderna; Antropotêcnica; Disciplina; Comenius; Sloterdijk.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )