SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número4Entre nosotros, en defensa de una escuelaDefender la escuela del dispositivo pedagógico: el lugar del experimentum scholae en busqueda de ótro equipamiento colectivo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

NOGUERA-RAMIREZ, Carlos Ernesto  y  MARIN-DIAZ, Dora Lilia. Em defesa da experiência escolar: uma escola com fronteiras. ETD [online]. 2017, vol.19, n.4, pp.607-621. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v19i4.8648826.

Esse artigo propõe uma conversação com dois teses do livro de Simons e Masschelein. A primeira tem a ver com emergência da escola: para isso procuramos ampliar a perspectiva dos autores mencionados com o propósito de nos perguntar, já não sobre “o que é o escolar?”, senão sobre o que é a escola moderna. Isso para mostrar sua emergência como um acontecimento antropológico cuja radicalidade modificou a maneira de pensar o humano. A segunda questão concerne à experiência escolar, aqui queremos chamar a atenção sobre o enfraquecimento das fronteiras da escola e as consequências que isso traze no estabelecimento de relações fundamentais dos sujeitos com os saberes, com as normas e consigo mesmos, três relações que garantiriam o aceso e a produção de aquilo que Simons e Masschelein definem como o “público” e o “bem comum”.

Palabras clave : Escola Moderna; Antropotêcnica; Disciplina; Comenius; Sloterdijk.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )