SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número4Entre nós, em defesa de uma escolaDefender a escola do dispositivo pedagógico: o lugar do experimentum scholae na busca de outro equipamento coletivo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

NOGUERA-RAMIREZ, Carlos Ernesto  e  MARIN-DIAZ, Dora Lilia. Em defesa da experiência escolar: uma escola com fronteiras. ETD [online]. 2017, vol.19, n.4, pp.607-621. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v19i4.8648826.

Esse artigo propõe uma conversação com dois teses do livro de Simons e Masschelein. A primeira tem a ver com emergência da escola: para isso procuramos ampliar a perspectiva dos autores mencionados com o propósito de nos perguntar, já não sobre “o que é o escolar?”, senão sobre o que é a escola moderna. Isso para mostrar sua emergência como um acontecimento antropológico cuja radicalidade modificou a maneira de pensar o humano. A segunda questão concerne à experiência escolar, aqui queremos chamar a atenção sobre o enfraquecimento das fronteiras da escola e as consequências que isso traze no estabelecimento de relações fundamentais dos sujeitos com os saberes, com as normas e consigo mesmos, três relações que garantiriam o aceso e a produção de aquilo que Simons e Masschelein definem como o “público” e o “bem comum”.

Palavras-chave : Escola Moderna; Antropotêcnica; Disciplina; Comenius; Sloterdijk.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )