SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número4Defender la escuela del dispositivo pedagógico: el lugar del experimentum scholae en busqueda de ótro equipamiento colectivoDefender la escuela de las pedagogías contemporáneas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

VALLE VAZQUEZ, Ana María  y  JIMENEZ GARCIA, Marco Antonio. Escola como fábrica de sujeitos. Gênese da modernidade escolar no México. ETD [online]. 2017, vol.19, n.4, pp.642-668. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v19i4.8648659.

Trata-se de um artigo que descreve quatro maneiras nas cuales são evidenciados os exercícios de poder como produção de sujeitos, a saber: a guerra, a luta racial, a disciplina e normalização, isto é mostrado com práticas escolares específicas do México moderno. O método utilizado problematiza a escola como fábrica de sujeitos, usando ferramentas conceituais foucaultianas. Aceitamos, com Foucault, que não trata-se de perguntar aos sujeitos como, por que e em nome de que direito (divino, econômico ou legal) podem aceitar ou deixar someter, mas destina-se a mostrar como as relações de sujeição específicas fabrican aos sujeitos. No exercício do poder nenhum sujeito é neutro, já que é necessariamente sempre o adversário de alguém. Um resultado deste teste é que o professor é um sujeito do exercício do poder da educação escolar básica, onde as relações de poder às que foi submetido o normalista são a distinção racial, a padronização de conhecimento e trabalho medicalizada ao serviço do Estado. Estas relações de força da vida e em a vida são as maneiras como temos defendido a sociedade moderna a que pertencemos.

Palabras clave : Escola Moderna; Fábrica de Sujeitos; Exercícios do Poder; Disciplina; Normalização.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )