SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número4Escuela como fábrica de sujetos. Génesis de la modernidad escolar en MéxicoSobre todo, que la escuela nos enseñe. En defensa de la escuela de sordos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

AQUINO, Julio Groppa. Defender a escola das pedagogias contemporâneas. ETD [online]. 2017, vol.19, n.4, pp.669-690. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v19i4.8648729.

Valendo-se da obra Em defesa da escola como fio condutor das reflexões apresentadas, este artigo percorre inicialmente um arco argumentativo que engloba tanto a contestação das práticas escolares quanto sua apologia, passando por uma breve digressão acerca do trabalho crítico proposto por Michel Foucault, ao qual as discussões se alinham do ponto de vista teórico. Seu objetivo específico é a aproximação descritiva de alguns enunciados em circulação na contemporaneidade pedagógico-escolar, por meio da análise da obra fílmica Quando sinto que já sei, documentário brasileiro de 2014 constituído por depoimentos de alunos, educadores e idealizadores de experiências escolares ditas alternativas. A título de esconjuro de determinados expedientes pedagógicos tidos como tradicionalistas, o filme centra-se na proposição de estratégias supostamente inovadoras de aprendizagem, de vinculação entre seus protagonistas e destes com a ambiência escolar, apontando para uma acentuada transfiguração da normatividade típica das práticas pedagógico escolares. Como contraponto ao ideário subjacente ao filme e a par de um ceticismo vitalista, o artigo propõe, em suas considerações finais, uma educação pelo arquivo, com vistas a um desbloqueio das forças instituintes do éthos escolar e, sobretudo, da palavra docente.

Palabras clave : Michel Foucault; Escola; Pedagogia; Documentário; Arquivo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )