SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número4Escola como fábrica de sujeitos. Gênese da modernidade escolar no MéxicoAcima de tudo, que a escola nos ensine. Em defesa da escola de surdos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

AQUINO, Julio Groppa. Defender a escola das pedagogias contemporâneas. ETD [online]. 2017, vol.19, n.4, pp.669-690. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v19i4.8648729.

Valendo-se da obra Em defesa da escola como fio condutor das reflexões apresentadas, este artigo percorre inicialmente um arco argumentativo que engloba tanto a contestação das práticas escolares quanto sua apologia, passando por uma breve digressão acerca do trabalho crítico proposto por Michel Foucault, ao qual as discussões se alinham do ponto de vista teórico. Seu objetivo específico é a aproximação descritiva de alguns enunciados em circulação na contemporaneidade pedagógico-escolar, por meio da análise da obra fílmica Quando sinto que já sei, documentário brasileiro de 2014 constituído por depoimentos de alunos, educadores e idealizadores de experiências escolares ditas alternativas. A título de esconjuro de determinados expedientes pedagógicos tidos como tradicionalistas, o filme centra-se na proposição de estratégias supostamente inovadoras de aprendizagem, de vinculação entre seus protagonistas e destes com a ambiência escolar, apontando para uma acentuada transfiguração da normatividade típica das práticas pedagógico escolares. Como contraponto ao ideário subjacente ao filme e a par de um ceticismo vitalista, o artigo propõe, em suas considerações finais, uma educação pelo arquivo, com vistas a um desbloqueio das forças instituintes do éthos escolar e, sobretudo, da palavra docente.

Palavras-chave : Michel Foucault; Escola; Pedagogia; Documentário; Arquivo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )