SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue4Above all, let tha school teach us. In defense of the school for the deafEntrance examinations in LIBRAS understanding this process through the coodinating teacher author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

CARVALHO, Alexandre Filordi de  and  AQUINO, Julio Groppa. Depois de em defesa da escola: uma entrevista com Jan Masschelein e Maarten Simons. ETD [online]. 2017, vol.19, n.4, pp.705-719. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v19i4.8646355.

O intuito da entrevista com os autores de Em defesa da escola foi o de debater a recepção da referida obra no contexto das pesquisas em educação no Brasil. Por um lado, tratou-se de indagar pelo próprio alcance da ideia de defender a escola, levando em consideração um contexto sócio-histórico que ainda circunscreve a escola no registro funcional de aparelho de Estado. Por outro lado, e como consequência, recolocou-se em questão o horizonte teórico do livro, capaz de sustentar a defesa da escola como res publica. Em ambas as frentes, a entrevista acaba por lançar luz a uma tríplice problematização: a) os impasses acerca do que significa argumentar em favor da educação formal na contemporaneidade; b) as consequências de se pensar a prática escolar apenas segundo uma dimensão teórico-pedagógica, como defendem os autores; c) a constante tensão existente entre atualização das experiências históricas na multiplicidade do contexto escolar e a pressuposição de se pensar um modelo geral de escola. A partir da presente entrevista, tanto os críticos quanto os signatários das teses de Masschelein e Simons ganham novas ferramentas para repensar os contornos ético-políticos de Em defesa da escola.

Keywords : Jan Masschelein; Maarten Simons; Em Defesa da Escola; Entrevista.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )